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Código de Ética e Conduta

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CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA

O Código de Conduta Ética formaliza os nossos valores, regras de conduta e comportamento, bem como os princípios de ação que nos são exigidos em nossos relacionamentos.

A questão ética passa, necessariamente, pela questão do indivíduo uma vez que a empresa é formada por pessoas que convivem e se relacionam diariamente. Logo, o Código de Conduta Ética se aplica a todos nós.

Se você ocupar um papel de gestor ou líder deve compreender que isso implica em responsabilidades adicionais na defesa do comportamento ético para que sejam implementados, entendidos e cumpridos.

OBJETIVO

O Código de Conduta Ética deve nortear nossas iniciativas e tomadas de decisões que afetam não somente nossas vidas, mas de todos participantes envolvidos: clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores, terceiros, comunidade, enfim todos os públicos que, de alguma forma, estejam envolvidos com nossa empresa.

A Zênega prima pela confiança depositada em seus colaboradores e busca, sobretudo, tornar claro e público o que a empresa entende por conduta ética.

NOSSOS VALORES

Somos uma empresa que preza pelos princípios éticos e morais em suas relações de trabalho e na condução de seu negócio. Para cumprimento de nossa missão, cultivamos uma cultura organizacional pautada em cinco valores fundamentais que são o “pano de fundo” de nossos princípios éticos.

• Nosso Valor está nas Pessoas;
• Somos comprometidos com as entregas;
• Respeitamos a diversidade, promovendo o diálogo;
• Geramos resultado através do trabalho em equipe;
• Agimos sempre pensando nos benefícios que nossas ações vão gerar à
sociedade.

NOSSOS PRINCÍPIOS ÉTICOS

NAS RELAÇÕES NO AMBIENTE DE TRABALHO

Diversidade e Inclusão
• Valorizamos a diversidade em nosso ambiente de trabalho. Torna-se inaceitável qualquer atitude de discriminação, desqualificação, intimidação e constrangimento em função de raça, cor, sexo, preferência sexual, religião, origem, classe social, idade, deficiência, estado civil, nível hierárquico, entre outros.

Respeito
• As relações no ambiente de trabalho devem pautar-se pela cortesia e respeito. Todos devemos zelar pelo ambiente de trabalho livre de assédio e evitar atitudes ou comentários que impliquem desrespeito, preconceito e/ou violência.

Respeito Trabalho em Equipe
• O trabalho em equipe deve ser estimulado através da cooperação mútua, considerando-se o respeito e aceitação das características individuais. Devemos agir com objetividade, clareza e franqueza. A postura democrática diante da divergência e diversidade deve ser vista como benéfica na medida em que cria oportunidade de evolução.

NAS RELAÇÕES COM NOSSOS CLIENTES

Compromisso
• Devemos estar conscientes da importância do cliente e compromissados com a excelência no atendimento, pautada sempre pela cortesia e eficiência.
• Nossa busca e empenho por soluções devem ser direcionados para
atender e satisfazer nossos clientes em consonância com os objetivos da
empresa e, respeitando-se sempre o acordado.

NAS RELAÇÕES COM NOSSOS FORNECEDORES E PARCEIROS DE NEGÓCIO

Colaboração e Tratamento Justo e Ético
• Trabalhamos com fornecedores e parceiros de negócio de forma cooperativa e ética para adicionar valor aos nossos clientes. Esperamos que nossos fornecedores e parceiros conduzam seus negócios conosco de maneira justa e ética, com o cumprimento da lei.
• O desenvolvimento de relações visando vantagens pessoais presentes e futuras é considerado antiético.

NAS RELAÇÕES COM A CONCORRÊNCIA

Profissionalismo
• Os esforços competitivos da Zênega devem depender do mérito das suas
competências, jamais de práticas ilegais ou antiéticas, respeitando as regras e critérios de mercado.

NAS RELAÇÕES COM ÓRGÃO GOVERNAMENTAIS E SOCIEDADE

Cidadania Responsável
• Como empregadores, atuamos na sociedade tendo como princípio o respeito às leis e regulamentos e incentivamos ações que visam minimizar os impactos do trabalho sobre o meio ambiente.
• A relação com a sociedade através da comunicação com a imprensa deve ser feita unicamente por meio dos Porta-Vozes da Presidência e nenhum colaborador está autorizado a conceder entrevistas a nenhum órgão da imprensa em assuntos relacionados ao seu negócio.

PROTEÇÃO E USO ADEQUADO DOS ATIVOS

Uso Responsável e Profissional
• São considerados ativos todos recursos pertencentes à empresa, clientes, parceiros de negócio, fornecedores ou terceiros. São eles: instalações, veículos, equipamentos, valores, marcas, tecnologia, materiais de escritório, mobiliários, informações, maquinários, estratégias de negócios, planos, sistemas, outros.
• Todos os ativos devem ser utilizados com zelo e para os fins a que se destinam na empresa.
• Não se deve utilizar e apropriar-se dos ativos e da estrutura da empresa ou do cliente, parceiros, fornecedores e terceiros, para fins particulares
sem a devida autorização.

Confidencialidade
• Espera-se que preservemos a confidencialidade das informações essenciais pertencentes à empresa ou membros de nossa equipe, clientes, parceiros de negócios, fornecedores e terceiros.
• A informação adquirida na função deverá ser utilizada para atendimento aos objetivos da empresa, não sendo permitido o seu uso em situações não pertinentes à sua competência e área de responsabilidade.

Segurança da Informação
• As informações da empresa, cliente, parceiros, fornecedores ou terceiros são ativos que exigem proteção especial e cada usuário é responsável pela obediência às leis e normas previstas, de maneira a assegurar a proteção contra roubos, danos, revelação e/ou divulgação não autorizada ou uso inapropriado.
• O uso do e-mail corporativo deve ser utilizado de maneira ética e profissional. É inaceitável o acesso a sites pornográficos e de pedofilia,devendo todos guiar-se pela Política de Segurança da Informação da empresa.

CUMPRIMENTO

O Código de Conduta Ética é um guia, com parâmetros a serem seguidos por todos os colaboradores e justamente por abordar questões comportamentais e morais, não exaure todas as situações.

Com intuito de manter e garantir uma análise isenta e neutra da situação de quebra ou desvio deste Código você deve recorrer ao seu líder imediato, gestor, diretor, RH ou ainda encaminhar um e-mail para zenega@zenega.com.br

Sendo confirmada a violação, a empresa reserva-se o direito de penalizar disciplinarmente os Colaboradores que infringirem tal princípio.

É expressamente proibido qualquer forma de discriminação ou represália contra colaboradores que relatarem qualquer ocorrência.

Cada um de nós tem o dever de zelar pela reputação de honestidade e integridade de nossa Empresa, através de nossas atitudes.