• Contact+55 11 3146-8000
  • E-mailzenega@zenega.com.br

Fechar English

English

O que a tecnologia está fazendo pelo esporte?

O que a tecnologia está fazendo pelo esporte?
  • 15
    jun

O que a tecnologia está fazendo pelo esporte?

Você já se perguntou como a tecnologia vem colaborando para a evolução do esporte?

 

A resposta para essa indagação é: sim. Mas, é preciso entender que a utilização de tecnologias nos esportes vai muito além do que comumente vemos, por exemplo, no futebol, um esporte de massa, transmitido e retransmitido nas televisões do mundo, discutido à exaustão e que utiliza sensores em jogadores, bolas e equipamentos.

 

O que temos hoje, unidos por uma série de soluções, são dados e mais dados e mais dados de performance dos atletas, precisão, domínio de bola, capacidade física, resistência, etc.

 

Porém, esses dados não serviriam de nada sem direcionamentos. Aí que entram soluções de Big Data, pois, por meio de cruzamentos desses dados de uma equipe x, uma equipe y, uma equipe z, ou entre jogadores, que tudo começa a fazer sentido e ter uma real aplicação.

 

O futuro dos esportes está no Big Data, e as possibilidades são amplas. Por exemplo: no beisebol, com análises de arremessos e rebatidas, performances individuais; ou no voleibol, com potências de saques, estatísticas avançadas sobre passes.

 

Pode ser também usado no acompanhamento de reabilitação de atletas e na criação de bancos de informações sobre lesões.

 

É praticamente impossível pensar em alguma modalidade que não tenha espaço para esse tipo de aplicação.

 

O que vem por aí? Estamos curiosos e ansiosos, mas com certeza, sabemos que evoluções constantes virão ainda por muito tempo e só irão contribuir para o esporte.